Cerca de 14 mil peixes foram soltos no Rio Bambuí, na última semana, através de um convênio de cooperação científica, técnica e educacional entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Bambuí, e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). Este foi o primeiro peixamento no rio localizado na região do Alto São Francisco, no município de Bambuí/MG, o qual é afluente do Rio São Francisco.
Segundo informações das instituições envolvidas no projeto, foram soltos sete mil alevinos da espécie curimatã pacu e sete mil alevinos da espécie piau verdadeiro. A ação visou a recomposição do estoque pesqueiro e a conservação das espécies existentes, como forma de minimizar os efeitos decorrentes dos diversos processos causados pelo ser humano que interferem e prejudicam a recuperação natural desses animais no ambiente.
O peixamento contou com a presença de autoridades e empresários do município e de outras cidades da região, entre elas Luz, Patos de Minas, Dores do Indaiá e Córrego Danta. Também estiveram presentes representantes da CODEVASF e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), além de estudantes e integrantes do Interact Club de Bambuí.
O projeto foi coordenado pelo servidor do IFMG Campus Bambuí, Arnon Henrique Campos Anésio, e pelo servidor da CODEVASF, Julimar dos Santos Sousa. A ação também teve o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural de Bambuí.
*Entre para o grupo de WhatsApp da TV KZ e receba as notícias em seu celular clicando AQUI.
*Siga o Instagram da TV KZ clicando AQUI.
No decorrer da ação, um suspeito foi preso pelos crimes de receptação e posse ilegal de arma de fogo.
Paciente foi reanimado com uso de desfibrilador e levado com vida para a UPA da cidade.
Durante a abordagem, um dos homens tentou se desfazer da droga, disse a polícia.